Paciente amarrada em surto psicótico aguarda transferência em UPA de Natal

Paciente amarrada em surto psicótico aguarda transferência em UPA de Natal

Mulher de 42 anos passa o fim de semana contida em poltrona enquanto espera vaga em hospital especializado

Uma cena degradante chocou a população de Natal neste fim de semana, quando uma paciente de 42 anos em meio a um surto psicótico foi mantida amarrada a uma poltrona na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Potengi, na zona Norte da cidade. O filho da paciente relatou que a mulher chegou à unidade de saúde na madrugada de sexta-feira (11.ago.2023 e permaneceu no local até a manhã de segunda-feira (14.ago), sob contenção física.

De acordo com o relato do filho, a paciente apresentava comportamento agressivo e a equipe da UPA optou pela contenção como medida de controle. No entanto, essa medida drástica a deixou em condições precárias, amarrada a uma poltrona improvisada na sala de medicação, junto com outros pacientes. O filho enfatizou a urgência de transferi-la para um hospital psiquiátrico, onde pudesse receber o tratamento adequado para sua condição.

Ao ser questionada sobre o incidente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal) informou que as UPAs têm o papel de receber os pacientes, estabilizá-los e encaminhá-los ao sistema de regulação. O município se comprometeu a providenciar a transferência da paciente assim que for informado sobre a unidade receptora.

Já a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap-RN) relatou que o pedido de leito para a paciente foi encaminhado à Central de Regulação, que por sua vez o direcionou ao Hospital Geral João Machado. Espera-se um retorno sobre a requisição nas próximas horas.

Foto: Cedida

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês