Barraqueiros da praia da Redinha protestam em frente à prefeitura de Natal

Barraqueiros da praia da Redinha protestam em frente à prefeitura de Natal

Manifestantes pedem local adequado após remoção da orla durante obras de requalificação

Barraqueiros e ambulantes que foram removidos da orla da Praia da Redinha, na Zona Norte de Natal, protagonizaram um protesto em frente à sede da Prefeitura de Natal na manhã desta sexta-feira (18.ago.2023). Eles reivindicam a disponibilização de um espaço adequado para retomar suas atividades comerciais.

Conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), os trabalhadores haviam montado barracas na faixa de areia sem autorização prévia da prefeitura. A área à beira-mar está passando por obras de requalificação, o que motivou a desocupação.

Segundo os manifestantes, embora a prefeitura tenha indenizado os proprietários dos quiosques afetados, os ex-funcionários desses estabelecimentos foram deixados desamparados.

Após o protesto, uma comissão representativa do grupo foi recebida por Joham Alves Xavier, secretário do Gabinete Civil do município. Ele se comprometeu a levar as demandas às secretarias envolvidas nos projetos para encontrar soluções adequadas tanto para os comerciantes informais quanto para os pescadores locais.

Segundo Xavier, haverá um diálogo entre as partes interessadas visando à ocupação temporária da área durante as fases de construção.

As obras do novo Complexo Turístico da Redinha são parte de um amplo projeto de reestruturação da praia, localizada no litoral Norte. Divididas em cinco lotes, as melhorias estão orçadas em R$ 25 milhões, fruto de uma parceria entre a administração municipal e o Governo Federal.

O novo complexo contará com dois andares, englobando 33 boxes, seis restaurantes, uma praça de alimentação, mirante, píer e deck para embarcações, além de uma varanda panorâmica. O espaço anteriormente ocupado pelo Clube da Redinha abrigará um centro de artesanato com quatro lojas externas e cinco quiosques internos. A Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes também receberá melhorias, incluindo uma nova cerca, enquanto o quebra-mar será equipado com um mirante.

Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês