Fundação José Augusto e SEAP se unem para restaurar o Forte dos Reis Magos após pichação

Fundação José Augusto e SEAP se unem para restaurar o Forte dos Reis Magos após pichação

Parceria entre FJA e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária busca preservar o patrimônio histórico

A Fundação José Augusto (FJA) deu início, nesta sexta-feira (15.set.2023), a missão de restauração no Forte dos Reis Magos, um dos ícones históricos de Natal. A ação se tornou necessária após um ato de vandalismo que ocorreu na madrugada de 7 de setembro, quando as paredes externas do monumento foram pichadas.

A equipe responsável pela restauração está seguindo rigorosamente as recomendações técnicas aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com o objetivo de preservar a arquitetura original da fortificação, que é considerada um patrimônio tombado nacionalmente. A primeira fase do processo consiste na remoção manual das pichações, utilizando escovas de aço, espátulas e técnicas de lixamento.

Uma colaboração de grande relevância nesse projeto é a parceria com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP). Oito internos, que fazem parte do projeto de mão de obra carcerária da SEAP, foram mobilizados para participar ativamente da restauração do monumento. Todos esses reeducandos são aptos e qualificados para o trabalho, garantindo um serviço de qualidade. A Polícia Penal, por sua vez, está encarregada da escolta e da segurança durante o deslocamento dos internos da Penitenciária Estadual de Parnamirim até o local da obra.

Mesmo com a intervenção em andamento, o Forte dos Reis Magos continua aberto ao público, mantendo seu funcionamento normal. Os visitantes podem desfrutar do monumento de terça a domingo, no horário das 8h às 16h, conhecendo de perto parte da história e da cultura do Rio Grande do Norte.

Foto: Augusto Bezerra – SEAP

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal