Urnas foram distribuídas aleatoriamente, o que causou confusão e impediu votação
A eleição para conselheiros tutelares em Natal foi cancelada neste domingo (1º.out.2023) após problemas na distribuição das urnas eletrônicas. O adiamento foi recomendado pelo Ministério Público Estadual (MP-RN) após eleitores enfrentarem problemas na votação.
Segundo o Ministério Público, as urnas foram distribuídas aleatoriamente, o que causou confusão e impediu a votação em muitos locais. O órgão afirmou que “em vários locais, a votação sequer se iniciou até às 9h50, quando deveria ter começado às 8h. E que, ao contatar a Comissão Especial de processo de Escolha, foi informado por seu presidente que ocorreu erro da distribuição das urnas eletrônicas, ao não ser observada a numeração de acordo com o local de votação, o que ocasionou a não conformidade do caderno de votação”, diz.
O MPRN deu prazo de 4h para a Comissão Especial do Processo de Escolha e o COMDICA, informarem as providências tomadas para atender a recomendação, encaminhando a devida documentação comprobatória.
Após a recomendação do MPRN, o COMDICA confirmou o adiamento das eleições para escolha dos Conselheiros Tutelares em Natal
A coordenadora de eleição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tereza Farache, afirmou que a responsabilidade pelos problemas na eleição deste domingo (1) é do Comdica, responsável pela organização do pleito.
“Desde março orientamos e treinamos os conselhos, explicamos que as urnas eletrônicas têm identificação nas caixas e que devem seguir para aquela seção eleitoral correspondente. Infelizmente, Natal não atentou para isso e distribuiu essas urnas aleatoriamente”, disse.
A nova data para a eleição dos conselheiros tutelares em Natal deverá ocorrer no dia 29 de outubro.
Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.