Eleição para conselheiros tutelares em Natal é cancelada após problemas nas urnas

Eleição para conselheiros tutelares em Natal é cancelada após problemas nas urnas

Urnas foram distribuídas aleatoriamente, o que causou confusão e impediu votação

A eleição para conselheiros tutelares em Natal foi cancelada neste domingo (1º.out.2023) após problemas na distribuição das urnas eletrônicas. O adiamento foi recomendado pelo Ministério Público Estadual (MP-RN) após eleitores enfrentarem problemas na votação.

Segundo o Ministério Público, as urnas foram distribuídas aleatoriamente, o que causou confusão e impediu a votação em muitos locais. O órgão afirmou que “em vários locais, a votação sequer se iniciou até às 9h50, quando deveria ter começado às 8h. E que, ao contatar a Comissão Especial de processo de Escolha, foi informado por seu presidente que ocorreu erro da distribuição das urnas eletrônicas, ao não ser observada a numeração de acordo com o local de votação, o que ocasionou a não conformidade do caderno de votação”, diz.

O MPRN deu prazo de 4h para a Comissão Especial do Processo de Escolha e o COMDICA, informarem as providências tomadas para atender a recomendação, encaminhando a devida documentação comprobatória.

Após a recomendação do MPRN, o COMDICA confirmou o adiamento das eleições para escolha dos Conselheiros Tutelares em Natal

A coordenadora de eleição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tereza Farache, afirmou que a responsabilidade pelos problemas na eleição deste domingo (1) é do Comdica, responsável pela organização do pleito.

“Desde março orientamos e treinamos os conselhos, explicamos que as urnas eletrônicas têm identificação nas caixas e que devem seguir para aquela seção eleitoral correspondente. Infelizmente, Natal não atentou para isso e distribuiu essas urnas aleatoriamente”, disse.

A nova data para a eleição dos conselheiros tutelares em Natal deverá ocorrer no dia 29 de outubro.

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal