Dom João Santos Cardoso é empossado como Arcebispo de Natal

Dom João Santos Cardoso é empossado como Arcebispo de Natal

Celebração emociona fiéis e representa mudança na liderança da Arquidiocese

No sábado (7.out.2023), Dom João Santos Cardoso assumiu o cargo de Arcebispo de Natal em uma cerimônia solene realizada na Catedral Metropolitana, na Cidade Alta. A posse canônica teve início às 8h30, com o hasteamento das bandeiras e a entrega simbólica da chave da cidade ao novo líder religioso.

A missa, que reuniu centenas de fiéis, teve início por volta das 9h. Um dos momentos mais emocionantes da celebração foi quando Dom Jaime Vieira Rocha, então administrador apostólico da Arquidiocese, entregou o báculo (cajado) a Dom João Cardoso, simbolizando a transição do governo arquidiocesano e a comunhão eclesial.

A solenidade também contou com a presença de representantes de diversas religiões, demonstrando a importância do evento para a comunidade religiosa de Natal. Além disso, cerca de 30 familiares de Dom João vieram da Bahia para prestigiar a posse do novo Arcebispo, incluindo sua irmã Zenita Cardoso, que expressou seus sentimentos, afirmando: “Estou muito feliz por ele ter alcançado esse mérito. Ele está feliz, e, com fé em Deus, tudo dará certo. Estaremos distantes, mas perto de coração.”

A nomeação de Dom João Santos Cardoso como Arcebispo de Natal ocorreu em 5 de julho, após o pedido de renúncia de Dom Jaime Vieira Rocha. Dom João nasceu em Dário Meira, Bahia, em 3 de dezembro de 1961, e é filho de João Francisco Cardoso e Maria Ferreira dos Santos.

Sua trajetória acadêmica inclui a conclusão do bacharelado em filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG), o bacharelado em teologia no Instituto de Ilhéus (BA), a licenciatura em filosofia no Centro Universitário da Assunção, em São Paulo, e o mestrado e doutorado em filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Dom João também desempenhou diversos papéis na Igreja, incluindo a coordenação de pastorais do Vicariato São Lucas e da Arquidiocese de Vitória da Conquista, além de ser diretor acadêmico e professor do Instituto de Filosofia da Arquidiocese de Vitória da Conquista.

Na área da educação, foi professor de filosofia e dirigiu o Programa de Formação de Professores da Educação Básica, bem como coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Violência e Poder na Contemporaneidade na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Fotos: Raiane Miranda – Assecom/RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal