Pessoa idosa de 101 anos está internada irregularmente em corredor
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade hospitalar pública do Rio Grande do Norte, enfrenta superlotação desde sexta-feira (6.out.2023). A informação é do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde). Em um dos corredores no setor de politrauma, uma pessoa idosa de 101 anos está internada irregularmente.
Segundo a informação do sindicato, denúncias apontam que existem 22 pacientes internados na sala de recuperação e três salas de cirurgia estão paradas com usuários que precisam de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que está em falta.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN) informou, por meio de nota, que está atuando em regime de força-tarefa desde o fim de semana para ampliar a capacidade de atendimento da unidade, em cooperação com as outras unidades da rede estadual. A pasta também informou que foram realizados, somente neste fim de semana, 361 atendimentos no Walfredo Gurgel, dos quais 117 foram internados. Quantidade é cerca de 50% acima da média de internação do hospital.
Em julho deste ano, o Ministério Público do Rio Grande do Norte acionou a Justiça pedindo, no prazo de 15 dias, a imediata retirada de pacientes dos corredores do Hospital Walfredo Gurgel.
Ainda de acordo com as denúncias recebidas pelo SindSaúde sobre a lotação no Walfredo Gurgel, os setores de politrauma e o Centro de Recuperação Pós-Operatório (CRO) também estão superlotados com internações irregulares. Na ala dos politraumas, que possui fluxo intenso na unidade, um dos corredores está com paciente dos dois lados e até idosos, incluindo uma pessoa com 101 anos, uma de 89 e outra de 82 anos.
Em entrevista à imprensa local, a secretária adjunto da Sesap, Leidiane Queiroz, apontou medidas que a secretaria tem feito para contornar a lotação da unidade.
“Abrimos 20 leitos no Deoclécio Marques, em Parnamirim, que está ampliando a capacidade de procedimentos cirúrgicos. Também estamos caminhando, a passos largos, com a chamada de profissionais para a abertura do 5º andar no hospital”, disse.
Com o chamamento de novos profissionais e abertura de um andar no Walfredo Gurgel, serão mais 15 leitos voltados para a ampliação do atendimento na área ortopédica. A medida é parte do incremento de leitos que atendeu também o hospital Deoclécio Marques, voltado exclusivamente para serem retaguarda do Walfredo Gurgel.
Foto: Sindsaúde-RN / Reprodução
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.