Grupo varejista atua com instituições para abastecer banco de alimentos em todo país

Grupo varejista atua com instituições para abastecer banco de alimentos em todo país

“Parceria Contra o Desperdício” e “Todos à Mesa” são iniciativas apoiadas pelo Instituto GPA, que doa mais de 180 toneladas de alimentos por mês

Celebrado neste dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação tem como objetivo propor uma reflexão sobre a importância dos alimentos e também fazer um apelo para garantir a segurança alimentar e nutricional em todo o mundo.

Reconhecido mundialmente por sua produção agrícola e diversidade culinária, o Brasil enfrenta um problema crítico: o desperdício de alimentos. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o 10º colocado no ranking de países que mais desperdiçam comida. Cerca de 30% dos alimentos produzidos no país acabam sendo jogados fora, de acordo com dados do IBGE, o equivalente a cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano.

Para ajudar a mudar esse cenário, o GPA – um dos maiores varejistas do país – vem trabalhando com o apoio de mais de 360 instituições sociais com o programa “Parceria Contra o Desperdício”, que operacionaliza a destinação de frutas, legumes e verduras das lojas do GPA para organizações sociais e bancos de alimentos em todo Brasil.

Todos os meses, são doados mais de 180 toneladas em produtos que não estão esteticamente atrativos para venda, mas são apropriados para o consumo. Só em 2022, as doações de alimentos da companhia em todo o país ultrapassaram 2 mil toneladas. A iniciativa também contribui para a redução do desperdício de alimentos nas operações das próprias lojas.

Além deste programa, no ano passado, o GPA também aderiu ao movimento “Todos à Mesa” – primeira coalizão brasileira que reúne empresas e organizações que buscam contribuir para a redução dos impactos da fome e do desperdício de alimentos no Brasil, por meio do fortalecimento de redes de redistribuição de comida, dos bancos de alimentos, conscientização sobre o tema e estímulo de um ambiente regulatório favorável para a doação de alimentos.

Criado em 1995, o programa Parceria Contra o Desperdício operacionaliza a destinação de frutas, legumes e verduras das lojas do GPA para centenas de organizações sociais e bancos de alimentos em todo Brasil. O programa está alinhado ao 2º dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que prevê acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar