Suspeitos transferiam dinheiro para contas de conhecidos e depois alegavam roubo
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou na manhã desta quinta-feira (19.out.2023) a Operação Cashback, que desarticulou um esquema de fraude bancária no estado. Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Natal e na Região Metropolitana, e R$ 80 mil foram bloqueados das contas bancárias dos suspeitos.
Segundo a Polícia Civil, a quadrilha operava da seguinte forma:
- O primeiro passo era transferir um valor para outra conta, geralmente de um conhecido ou participante do próprio grupo criminoso.
- Em seguida, o suspeito registrava um boletim de ocorrência por um suposto furto do celular e alegava que o dinheiro da conta tinha sido transferido pelo aplicativo.
- O último passo era acionar o banco para que o valor “roubado” fosse devolvido.
O delegado Breno Arruda, titular da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD), que realizou a operação, explicou que os crimes aconteceram nos municípios de Parnamirim, Natal, São Gonçalo do Amarante e Monte Alegre.
“Em posse desse boletim de ocorrência falso, esses investigados solicitavam a devolução dos valores junto ao banco e obtinham o estorno, assim duplicando o dinheiro que originalmente tinham na sua conta bancária”, explicou.
Durante as diligências, os policiais apreenderam aparelhos eletrônicos que foram utilizados na prática dos crimes.
A operação contou também com o apoio de delegacias da Grande Natal, por meio da diretoria de Polícia da Grande Natal (DPGRAN), e da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor).
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.