Polícia Civil desarticula esquema de fraude bancária no RN

Polícia Civil desarticula esquema de fraude bancária no RN

Suspeitos transferiam dinheiro para contas de conhecidos e depois alegavam roubo

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou na manhã desta quinta-feira (19.out.2023) a Operação Cashback, que desarticulou um esquema de fraude bancária no estado. Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Natal e na Região Metropolitana, e R$ 80 mil foram bloqueados das contas bancárias dos suspeitos.

Segundo a Polícia Civil, a quadrilha operava da seguinte forma:

  • O primeiro passo era transferir um valor para outra conta, geralmente de um conhecido ou participante do próprio grupo criminoso.
  • Em seguida, o suspeito registrava um boletim de ocorrência por um suposto furto do celular e alegava que o dinheiro da conta tinha sido transferido pelo aplicativo.
  • O último passo era acionar o banco para que o valor “roubado” fosse devolvido.

O delegado Breno Arruda, titular da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD), que realizou a operação, explicou que os crimes aconteceram nos municípios de Parnamirim, Natal, São Gonçalo do Amarante e Monte Alegre.

“Em posse desse boletim de ocorrência falso, esses investigados solicitavam a devolução dos valores junto ao banco e obtinham o estorno, assim duplicando o dinheiro que originalmente tinham na sua conta bancária”, explicou.

Durante as diligências, os policiais apreenderam aparelhos eletrônicos que foram utilizados na prática dos crimes.

A operação contou também com o apoio de delegacias da Grande Natal, por meio da diretoria de Polícia da Grande Natal (DPGRAN), e da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor).

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês