Presidente da EBC é demitido após chamar apoiadores de Israel de “idiotas”

Presidente da EBC é demitido após chamar apoiadores de Israel de "idiotas"

Postagem do cartunista Carlos Latuff gerou constrangimento ao governo

O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle, foi demitido nesta quarta-feira, (18.out.2023) após compartilhar no seu perfil no X (antigo Twitter) uma postagem que diz que apoiadores de Israel são “idiotas”.

A mensagem repostada por Doyle é de autoria do cartunista e ativista político Carlos Latuff, postada às 21h22 desta terça-feira (17.out) na rede social. Latuff afirmou: “Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante”.

Ao Estadão, na manhã desta quarta, Doyle afirmou que defende a existência de Israel e de um Estado Palestino e a coexistência pacífica dos dois povos. Para ele, o compartilhamento da postagem representa um repúdio aos danos causados pela contraofensiva israelense.

Doyle é jornalista e foi professor da Universidade de Brasília (UnB) por 28 anos. Ele estava à frente da EBC desde 14 de fevereiro, nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O salário bruto dele era de R$ 34.895,78.

Após a demissão, também no X, Doyle afirmou que o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, disse que o compartilhamento do post e a repercussão na imprensa criaram “constrangimento ao governo”.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês