Algumas cidades tiveram aumento, outras redução
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou, nesta sexta-feira (27.out.2023), a população de 19 cidades do Rio Grande do Norte em relação à divulgação inicial do Censo 2022, feita em junho de 2023.
Após a atualização, as cidades de Paraú, Jundiá, Assu, Currais Novos, Patu, Olho d’Água do Borges e Apodi tiveram uma diminuição populacional.
Já as cidades de Baía Formosa, Carnaúba dos Dantas, Felipe Guerra, Upanema, Espírito Santo, Triunfo Potiguar, Baraúna, Macaíba, Vera Cruz, Extremoz e Caraúbas registraram aumento.
De acordo com o IBGE, a revisão foi feita com base na análise de dados administrativos, como registros de nascimentos, óbitos e migrações.
As cidades com maior aumento populacional foram Caraúbas (150 habitantes), Macaíba (37 habitantes) e Vera Cruz (59 habitantes).
Já as cidades com maior redução populacional foram Paraú (8 habitantes), Jundiá (8 habitantes) e Assu (6 habitantes).
O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.
A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.
Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.