Favorito incentiva sonho de jovens atletas no esporte

Favorito incentiva sonho de jovens atletas no esporte

Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, rede de supermercados apoia o Desportivo Rio Grande, garantido investimentos em projeto de formação de base

Aos 14 anos, Maria Julia Araújo encontrou na prática do voleibol a chance de realizar o sonho de se tornar atleta profissional. Há quatro anos ela teve seu talento reconhecido em uma aula de Educação Física na escola. Com o incentivo de professores, foi orientada a procurar o Clube Desportivo Rio Grande, associação sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens atletas.

“Treino quase todos os dias da semana, estou sempre participando de jogos e competições e reconheço que foi essa rotina que me fez evoluir como pessoa e atleta. O Desportivo é uma segunda casa que me acolheu de braços abertos, tenho orgulho de fazer parte desse time, participando de competições que eu sempre sonhei em jogar”, festeja.

Tanta dedicação rendeu a Maju o título de “Atleta Favorito” do mês de setembro, com recorde de votação. A cada mês, o Favorito Supermercados, que patrocina o Desportivo, elege um atleta entre os atendidos pela instituição para incentivar os jovens. O nome de outubro está em processo de eleição.

“Acreditamos que ao apoiar a prática esportiva entre crianças e adolescentes, estamos ajudando também a fortalecer a autoestima, a abrir portas para eles, a se enxergarem como pessoas capazes de conquistar os espaços que desejarem. É muito gratificante acompanhar a evolução de cada um deles”, aponta Vinícius Gama, diretor comercial do Favorito Supermercados.

Esse apoio chega por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, permitindo que pessoas físicas e jurídicas destinem parte dos impostos para patrocinar projetos esportivos. Desta forma, o Desportivo Rio Grande está executando o projeto “Da Base ao Alto Rendimento”. Só este ano, o Favorito direcionou até agora quase R$ 600 mil em projetos esportivos, beneficiando além do Desportivo, a Associação de Ginástica de Natal (AGINAT) e o Centro Náutico Potengi.

“Graças aos recursos que são repassados com o patrocínio, estamos conseguindo custear o aluguel da Casa dos Atletas, contratar fisioterapeutas, fornecer auxílio alimentação e transporte para os atletas, além de investimentos em governança, comunicação e marketing”, explica Phillipe Lima, diretor do Desportivo.

Ele acrescenta que para se manter, a instituição conta ainda com apoio dos associados do clube – que cooperam para a consecução das atividades por meio de contribuições associativas; dos sócios-atletas que colaboram também financeiramente para treinar; e ainda disponibiliza bolsas para os jovens talentos que não têm as mesmas oportunidades, muitos deles vindos do interior do estado.

Ao todo, em torno de 700 jovens entre 12 e 21 anos fazem parte do Clube, que oferece nove modalidades: badminton, basquete, basquete 3×3, judô, karatê, luta olímpica, tênis de mesa, voleibol de quadra, vôlei de praia.

“Dos atletas que atendemos hoje, cerca de 30% são beneficiários de projetos sociais. Os da capital participam dos treinos e voltam para suas casas. Os do interior ficam em alojamentos mantidos com os recursos provenientes do patrocínio, com toda a estrutura que precisam para viver, além de bolsa também para frequentar a escola regular”, esclarece.

O alojamento acomoda 10 jovens, o mais novo deles, de 12 anos, mora junto com a mãe no local. A estrutura fica na Escola Tereza, localizada em Nova Parnamirim. É onde também funciona a sede do Clube. Os treinos acontecem tanto lá, quanto em outros ginásios de escolas parceiras.

Os jovens interessados em ingressar no clube, podem participar por meio de aula experimental, seletivas ou convocações diretas, dependendo da demanda existente na modalidade.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal