Inscrito no Enem não terá gratuidade no transporte em Natal, mesmo com lei em vigor prevendo o passe livre

Inscrito no Enem não terá gratuidade no transporte em Natal, mesmo com lei em vigor prevendo o passe livre

A lei foi divulgada em 03 de novembro, no Diário Oficial do Município (DOM) e entrou em vigor tão logo foi publicada

Está em vigor em Natal uma lei que determina que estudantes que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) tenham direito à gratuidade no transporte público da capital potiguar. Apesar disso, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), em contato com a reportagem, indicou que não haverá a aplicação do benefício neste domingo (12.nov.2023) que marca o segundo e último dia de provas do Enem.

De acordo com o texto da Lei Promulgada 732/2023, assinada pelo presidente da câmara municipal, vereador Eriko Jácome (MDB), a medida vale para inscritos no Enem e em vestibulares de universidades públicas que realizem provas em Natal. A lei foi divulgada em 03 de novembro, no Diário Oficial do Município (DOM) e entrou em vigor tão logo foi publicada.

Apesar de haver essa lei em vigor, o benefício não foi implantado no primeiro dia das provas do exame, em 05 de novembro. Portais de notícias locais indicam que houve a cobrança habitual da tarifa nos ônibus e opcionais em circulação nas linhas municipais de Natal.

A reportagem questionou a assessoria de imprensa da STTU sobre a implantação da gratuidade prevista na Lei Promulgada 732/2023, e apenas uma frase curta foi usada na resposta: “Não. Por ora, o que está valendo é a operação especial”. Retomamos o questionamento sobre o que seria feito em relação ao que é disposto na legislação em vigor, mas não houve resposta até o fechamento da reportagem.

A operação especial que é indicada na resposta será um acréscimo de viagens nas linhas de ônibus da capital, seguindo o modelo aplicado em 05 de novembro. Nessa data, que marcou o primeiro dia do Enem, 36 linhas de ônibus tiveram o número de saídas dos terminais ampliados.

Gratuidade

De acordo com o texto da lei aprovada e sancionada pela Câmara Municipal, para que o candidato possa utilizar o transporte público gratuitamente, conforme indicado pela lei recém divulgada, é necessário que seja apresentado, no momento do embarque:

1) comprovante de inscrição no ENEM ou no vestibular (a lei faculta a apresentação do comprovante físico ou digital), contendo nome completo, local e data da prova;
2) documento de identificação daquele que fará a prova.

Ainda segundo o texto da lei, o benefício só vale para a data em que a prova for aplicada. No caso do Enem deste ano, o benefício valeria apenas para os dias 05 e 12 de novembro, que são os dias de aplicação do exame em Natal.

Com informações do portal UNIBUS RN

Foto: Matheus Felipe/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar