Gratuidade no transporte público para estudantes do Enem em Natal é garantida por liminar

Gratuidade no transporte público para estudantes do Enem em Natal é garantida por liminar

Decreto da Prefeitura atende decisão judicial após descumprimento da lei no primeiro dia de provas

A Prefeitura de Natal publicou um decreto neste sábado (11.nov.2023) garantindo a gratuidade no transporte público para estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (12.nov), segundo dia de provas.

A medida atende a uma liminar da Justiça do Rio Grande do Norte, que determinou o cumprimento da lei aprovada pela Câmara Municipal no dia 18 de outubro.

Para usufruir do benefício, os estudantes precisam apenas apresentar a carteira de estudante válida ou o cartão de prova ao motorista.

A Prefeitura de Natal havia descumprido a lei no primeiro dia do Enem, no último domingo (5.nov). A decisão judicial veio após o Município ser denunciado pelo vereador Daniel Valença (PT).

Apesar do anúncio da gratuidade, a Prefeitura informou que irá entrar com um “Agravo de Instrumento contra a decisão judicial da 1ª Vara da Fazenda Pública por entender que a lei é flagrantemente inconstitucional, uma vez que cria despesa a ser bancada pela edilidade, o que só pode se dar mediante iniciativa do próprio Poder Executivo”.

A decisão da Justiça foi comemorada por estudantes e entidades da educação. A União Nacional dos Estudantes (UNE) disse que a medida é “um avanço para a garantia do direito à educação”.

O Procon-RN também se manifestou sobre o caso. O órgão informou que, em caso de descumprimento da gratuidade, os estudantes podem registrar denúncias para que sejam tomadas medidas cabíveis.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar