Trabalhos foram realizados por apenados e duraram dois meses
Após dois meses de trabalhos, a pintura do Forte dos Reis Magos, em Natal, foi concluída nesta segunda-feira (20.nov.2023). O monumento, um dos principais pontos turísticos da capital potiguar, havia sido pichado no dia 7 de setembro, com mensagens contra o Projeto de Lei Federal 2903/2023, que trata do marco temporal das terras indígenas.
A remoção da pichação e a pintura integral na cor branca foram realizadas por apenados do sistema penitenciário do estado. O trabalho foi autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) à Secretaria Extraordinária da Cultura e a Direção-Geral da Fundação José Augusto (FJA), administradora do Forte.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) instaurou um procedimento para apurar quem foi o responsável pela pichação.
A pichação, que cobriu um dos muros do Forte, trazia as frases “Não ao PL/2903” e “Aqui é terra indígena”. A mensagem era uma manifestação contra o projeto de lei, que estabelece que indígenas só têm direito às terras que já estavam tradicionalmente ocupadas por eles no dia da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.
O Forte dos Reis Magos é uma edificação militar histórica do fim do século 16. Tombado pelo Iphan, o monumento é um dos mais conhecidos da capital potiguar e um dos principais pontos turísticos da região.
Foto: Cedida
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.