Chuvas intensas em Natal deixam 100 desabrigados e prefeitura decreta situação de emergência

Chuvas intensas em Natal deixam 100 desabrigados e prefeitura decreta situação de emergência

A prefeitura da capital informou que está prestando assistência às famílias desabrigadas e desalojadas

Fortes chuvas que atingiram a capital potiguar Natal entre segunda-feira (27.nov.2023) e terça-feira (28.nov) deixaram pelo menos 100 pessoas desabrigadas e causaram estragos em diversos pontos da cidade.

O transbordamento de lagoas de captação, imóveis alagados com perdas de móveis pelos moradores, crateras abertas pela cidade, pequenos deslizamentos em encostas, quedas de árvores e casas em situações de risco de desabamento foram os principais danos causados pelas chuvas.

Em resposta à situação, a Prefeitura de Natal decretou situação de emergência pelo prazo de 90 dias. O decreto, assinado pelo prefeito Álvaro Dias, autoriza ações resolutivas durante este período, como:

  • Mobilização de todos os órgãos do município para atuarem nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução;
  • Convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre;
  • Entrar nas casas, para prestar socorro ou determinar a pronta evacuação, e usar de propriedade particular, em caso de iminente perigo público;
  • Iniciar processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco intensificado de desastre;
  • Dispensar licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, melhorias habitacionais, reforma ou recuperação de imóveis atingidos pelas fortes chuvas.

A prefeitura informou que está prestando assistência às famílias desabrigadas e desalojadas. Os desabrigados estão sendo alocados em escolas e igrejas da cidade.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para a região metropolitana de Natal até a próxima quinta-feira (30).

Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal