Advogados são presos por facilitar comunicação entre presos e facções

Advogados são presos por facilitar comunicação entre presos e facções

Operação da Polícia Civil apreendeu bilhetes, cartas e outros tipos de mensagens

Dois advogados foram presos pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (30.nov.2023), em Natal, por facilitar a comunicação entre presos do sistema penitenciário do estado com comparsas de facção criminosa fora da cadeia.

A prisão dos profissionais, um homem e uma mulher, foi realizada durante uma operação da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor). Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em residências e escritórios de advocacia.

Durante a ação, os policiais apreenderam bilhetes, cartas e outros tipos de mensagens enviadas pelos presos da Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, Grande Natal, para pessoas do lado de fora da cadeia.

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB-RN) informou que acompanhou a operação policial desde a madrugada. A entidade ressaltou que está garantindo a inviolabilidade dos escritórios de advocacia, com relação a objetos que não sejam relacionados à investigação.

As investigações sobre o esquema de comunicação ilegal entre presos e facções criminosas começaram em 2022, após a Secretaria de Administração Penitenciária identificar pelo menos 10 casos de advogados envolvidos.

Em junho do mesmo ano, a OAB suspendeu uma advogada suspeita da prática. Em julho, uma operação do Ministério Público prendeu três advogados suspeitos de levar bilhetes de detentos para membros de facção criminosa.

No início de 2023, os três advogados foram condenados pela Justiça no Rio Grande do Norte, por facilitarem a comunicação entre presos e facções.

Foto: Polícia Civil/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN Festival Vem Verão 2024 começa hoje em Natal Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado
Pular para o conteúdo