No RN, a Câmara será composta por três médicos nutrólogos e um conselheiro titular
Depois de muito empenho e expectativa dos profissionais nutrólogos do Estado, o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande Do Norte – CREMERN – criou a Câmara Técnica de Nutrologia, oficialmente homologada no dia 04 de dezembro, pelo Dr. Marcos Antônio Tavares Jácome da Costa Britto, Presidente do Conselho. A mesma iniciativa já foi implantada em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal.
No Rio Grande do Norte, será composta por três médicos nutrólogos e um conselheiro titular: Dr. Flávio Henrique Figueiredo de Macedo Andrade, Dr. Giordano Bruno Souza dos Santos, Dra. Maria Socorro Medeiros Morais e Dr. Neuman Figueiredo de Macedo, que ocupará a função de coordenador das atividades.
“É uma reivindicação antiga que teve total apoio do Prof. Dr. Durval Ribas Filho, presidente da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia. Em sua recente visita a Natal, esteve na sede do Conselho e sensibilizou sua atual gestão da importância da Câmara Técnica”, comemora Dra. Socorro Morais, ginecologista e nutróloga, médica aposentada da UFRN, CEO do Instituto Ser Melhor e representante da ABRAN no RN.
Ela destaca que é um passo relevante “que valoriza a luta pelo título e, sobretudo, os médicos que exercem a especialidade com ética e respeito à saúde da população, coibindo a atuação de outros profissionais, que se dizem nutrólogos, sem efetivamente serem qualificados para isso“.
O Prof. Dr. Durval Ribas Filho enfatiza que as Câmaras Técnicas são de suma importância, por serem constituídas por médicos especialistas, que contribuem com o Conselho na elaboração de diversas tarefas embasadas em critérios científicos e na orientação do exercício ético da Medicina. “A Câmara do Rio Grande do Norte se soma a de outros estados brasileiros, num esforço conjunto a favor dos profissionais nutrólogos”.
Sobre a ABRAN
Criada em 1973, a ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia – é uma sociedade de especialidade médica oficial do Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Comissão Nacional de Residência Médica e tem a função de promover a Educação em Nutrologia, para todos. Dentro desse contexto inclui-se a outorga para obtenção de título de especialista em Nutrologia, de acordo com as normas dos editais promovidos em conjunto com a AMB e CFM.
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.