Ação do MLB ocorre em meio a repúdios de entidades do comércio
Manifestantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocuparam parte de um hipermercado localizado em um shopping da Zona Norte de Natal, na manhã do sábado (13.nov.2023). O grupo, composto por cerca de 50 pessoas, reclama do preço dos alimentos e reivindica doação de 300 cestas básicas.
A ação faz parte da campanha “Natal Sem Fome”, que o MLB realiza em todo o Brasil. Os manifestantes denunciam o aumento do custo de vida e a falta de acesso à alimentação para famílias de baixa renda.
“Estamos aqui para denunciar a fome, a carestia e as toneladas de alimentos que são jogadas fora pelos supermercados. E esse desperdício se contrapõe ao grande número de famílias que não tem o que comer durante o ano todo”, afirmou Bianca Soares, representante da coordenação do MLB.
A gerência local do hipermercado informou que repassou a reivindicação dos manifestantes a superintendência nacional da rede. Até a última atualização desta matéria, o grupo continuava no local.
Notas de repúdio
A Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) emitiram notas de repúdio à ocupação do hipermercado. As entidades afirmam que a ação é ilegal e representa uma ameaça ao direito de propriedade.
“É uma lástima ver que essa ação tem se tornado recorrente no período de fim de ano. A Segurança Pública, assim como demais autoridades, precisam tomar medidas cabíveis e urgentes para evitar situações semelhantes em outros estabelecimentos comerciais”, afirmou a ASSUN.
A Fecomércio RN também destacou a necessidade de um ambiente seguro e de respeito ao direito de propriedade. “Esperamos que as forças de segurança pública e as autoridades em geral adotem medidas cabíveis, a fim de coibir imediatamente que esse tipo de iniciativa se repita, sobretudo neste período do ano, onde há grande movimentação no comércio”, diz a nota.
Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.