ANTP entrega estudos para licitação do transporte público de Natal em março

ANTP entrega estudos para licitação do transporte público de Natal em março

Relatórios devem embasar processo de contratação de novas empresas operadoras

A Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) vai entregar à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal, em março de 2024, os relatórios de estudos para a licitação do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da cidade. As informações foram publicadas pelo jornal Tribuna do Norte nesta terça-feira (12.dez.2023).

O trabalho, que teve início em novembro passado, custará R$ 1,4 milhão. A ANTP já havia produzido um plano de melhoria e diagnóstico do sistema em 2022, por R$ 526 mil.

Segundo o superintendente nacional da ANTP, Luiz Carlos Mantovani, os novos estudos serão mais aprofundados e contemplarão a análise dos custos econômico-financeiros da rede, além da proposta de documentação técnica para o edital.

“Nosso cronograma é para ser entregue em março à secretaria e, a partir daí, a secretaria inicia o processo de licitação”, disse Mantovani.

O superintendente da ANTP explicou que o novo trabalho difere do anterior por não se limitar a um diagnóstico, mas sim a uma proposta de rede futura.

“O que vai ser feito agora serão dados complementares em função de alterações que possam ter ocorrido, ou alterações que o município queira fazer. É uma fase em que define a rede física e operacional, a rede de linhas, de itinerários, frequência, intervalo entre ônibus, a tipologia de ônibus que seria necessária para suprir a demanda”, conta Mantovani.

Depois de quantificada do ponto de vista econômico, essa rede física terá um custo operacional que deverá ser indicado nos relatórios. Esse custo deve ser pago através da política tarifária que a STTU vai definir no contrato de licitação.

A STTU não se pronunciou sobre o caso.

Foto: Matheus Felipe/Arquivo/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar