UPAs de Natal estão lotadas com espera de até 12 horas por atendimento

UPAs de Natal estão lotadas com espera de até 12 horas por atendimento

Há registros no aumento de casos de arboviroses e covid-19

As Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) de Natal estão lotadas, segundo relatos de pacientes e gestores. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal) informou que houve um aumento na demanda por atendimentos, o que acarretou em um tempo de espera maior para pacientes em situações menos graves.

De acordo com informações do porta g1 RN, um paciente que preferiu não ser identificado relatou ter esperado mais de 12 horas para ser atendido na UPA da Cidade da Esperança, na Zona Oeste. Ele chegou na unidade às 10h desta quarta-feira (3.jan.2023) e só saiu na madrugada desta quinta (4.jan), à 1h.

Outra paciente relatou ter ido até a UPA do Satélite e depois ao Hospital dos Pescadores, mas desistiu do atendimento.

Segundo a equipe de enfermagem do Hospital dos Pescadores, a procura por atendimentos nas unidades de saúde aumenta neste período do ano em decorrência das arboviroses, como dengue e chikungunya, e também um surto de covid-19.

A SMS Natal informou que as unidades que atendem situações de urgência e emergência “passam por ciclos de demanda e procura variados por parte dos usuários de saúde”.

“A SMS reforça ainda que o acolhimento nesses serviços preconiza os atendimentos em virtude dos graus de urgência classificados em cores. Para os casos de emergência e risco de vida (identificados na cor vermelha) e casos urgentes (identificados na cor amarela), os atendimentos são realizados de uma forma mais rápida e tem prioridade nos atendimentos. Já as cores verde e azul identificam os casos de urgência menor, que podem levar um espaço maior de tempo para receber atendimento, a avaliação da consulta ambulatorial acontecer por ordem de chegada”, concluiu a Secretaria.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês