Pacientes esperam mais de 8 horas por atendimento na UPA do Cidade Satélite

Pacientes esperam mais de 8 horas por atendimento na UPA do Cidade Satélite

Secretaria Municipal de Saúde de Natal reconhece aumento na demanda e explica fatores contribuintes

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Satélite, localizada no bairro Pitimbu, na Zona Sul de Natal, enfrentou, nesta segunda-feira (8.jan.2024), mais um dia de alta demanda, resultando em longas esperas que chegaram a ultrapassar 8 horas, levando alguns pacientes a desistirem do atendimento. A situação foi agravada pelos relatos de pacientes que desistiram do atendimento devido à espera excessiva.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal emitiu uma nota explicativa, destacando um aumento significativo na última semana na procura pelos serviços de urgência e emergência. Esse aumento, segundo a SMS, resultou em tempos de espera mais extensos, especialmente para pacientes com situações menos graves, como aqueles com síndromes gripais. A nota também apontou o recebimento de pacientes de outros municípios como um fator contribuinte para a elevação no tempo de espera.

A direção da UPA de Cidade Satélite informou que a média diária de atendimentos na unidade é de 300 pacientes. Entretanto, na segunda-feira em questão, até as 17h, apenas 219 pacientes haviam sido atendidos. A demanda maior não impactou a escala de profissionais, que permaneceu normal, sem desfalques.

SMS orienta sobre procurar a UPA em casos específicos

A SMS, ao reconhecer o aumento na demanda, emitiu orientações para que o público busque as UPAs em casos de febre alta, fraturas, parada cardíaca, infarto, derrame, queda com torção e dor intensa, reação alérgica grave, mordida de animais, acidentes de carro/moto, cólicas renais, falta de ar intensa, crises convulsivas, ferimentos por arma de fogo ou objeto cortante, dores fortes no peito, vômito constante, queimaduras e tentativa de suicídio. A pasta também esclarece que preconiza os atendimentos de acordo com a classificação por cores, priorizando casos de emergência e risco de vida.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês