Governadora veta projeto que buscava isentar multas de trânsito durante a madrugada

Governadora veta projeto que buscava isentar multas de trânsito durante a madrugada

Proposta de não aplicação de penalidades entre 23h e 5h em semáforos e lombadas eletrônicas é barrada por inconstitucionalidade.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), tomou a decisão de vetar integralmente, na última sexta-feira (12.jan.2024), o projeto de lei que visava eliminar a aplicação de multas por avanço em semáforos fechados e passagem acima da velocidade permitida em lombadas eletrônicas nas rodovias estaduais durante o período de 23h às 5h. O veto foi oficializado por meio do Diário Oficial do Estado.

De autoria do deputado estadual José Dias (PSDB), o projeto foi aprovado pelos parlamentares em 13 de dezembro na Assembleia Legislativa do RN. No entanto, a governadora Fátima Bezerra justificou o veto alegando que a proposta confronta uma norma constitucional, uma vez que as questões relacionadas ao trânsito e transporte estão sob a competência legislativa da União, ou seja, no âmbito federal.

No comunicado de veto, a gestora destaca que o projeto se tornaria inconstitucional ao ser aplicado no RN, destacando as peculiaridades do estado em relação aos demais. O veto ressalta ainda a ausência de uma lei complementar que autorize os estados a legislarem sobre o tema, enfatizando que a legislação pertinente ao trânsito em vias terrestres é uma prerrogativa exclusiva da União.

O documento argumenta que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não há qualquer especificação de horário para a aplicação de penalidades por infração às normas de trânsito. “Cabe apenas à União, e não aos entes federados, legislar sobre matéria que seja pertinente ao trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres”, destaca o veto, que reforça a inexistência de situações no CTB em que as multas poderiam deixar de ser aplicadas às condutas infracionais durante a madrugada.

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês