Carros sobem duna em área proibida no litoral Norte do RN

Carros sobem duna em área proibida no litoral Norte do RN

Idema e PRF investigam caso e alertam para crime ambiental

Vídeos gravados no fim da tarde do último domingo (14.jan.2024) mostram carros de grande porte e 4×4 subindo o Morro da Antena, uma duna que margeia a Lagoa de Jacumã, em Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal.

A atividade é considerada crime ambiental, pois causa erosão na lagoa e pode levar ao desaparecimento da duna, impactando também a economia local.

Idema e PRF intensificam fiscalização

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificaram a fiscalização na região.

Segundo o Idema, as ações de fiscalização são constantes e, durante o período do verão, são intensificadas nos municípios costeiros.

A PRF informou que equipes estão fazendo fiscalizações diariamente na região, mas que os motoristas fizeram as atividades indevidas à noite.

Punição prevista para crime ambiental

A legislação brasileira prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa para quem destruir ou danificar florestas nativas ou plantadas, ou vegetação fixadora de dunas.

Bugueiros regulamentados trabalham de forma legal

As atividades de off road são previstas em uma lei estadual no Rio Grande do Norte, mas só podem ser feitas em áreas regulamentadas.

No caso dos buggys que transportam turistas, por exemplo, o Sindicato dos Profissionais do Buggy no Rio Grande do Norte (Sindibuggy) informou que investiu cerca de R$ 200 mil há cerca de uma década para realizar estudos relacionados ao impacto ambiental da atividade nas dunas de Genipabu, também no litoral potiguar.

Atualmente, até 350 buggys usam a área diariamente, levando turistas, de forma legal.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês