“Gato” de energia é descoberto em restaurante de Ponta Negra

“Gato” de energia é descoberto em restaurante de Ponta Negra

Operação Varredura da Neoenergia Cosern flagra fraude em estabelecimento comercial

Um restaurante localizado na Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negra, na zona Sul de Natal, foi flagrado utilizando uma fraude de energia na manhã desta quinta-feira (25.jan.2024). A ação foi realizada por equipes da Neoenergia Cosern, em mais uma etapa da “Operação Varredura”.

A fiscalização constatou que a energia que estava sendo utilizada pelo restaurante não passava pelo medidor da distribuidora. O desvio era feito por meio de um caminho subterrâneo, que passava por dentro do estabelecimento.

Segundo a Neoenergia Cosern, o volume de energia que estava sendo desviada daria para abastecer durante 30 dias os municípios de Parnamirim e de Caicó, juntos. No ano passado, a distribuidora identificou e desativou 5.711 fraudes em todo o estado.

O “gato” de energia é um crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de reclusão de dois a oito anos. Além disso, a ligação clandestina representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A perturbação no fornecimento de energia da região também pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.

“É importante que a população saiba que todos nós pagamos pelo prejuízo causado por esse tipo de crime”, afirma Júlio Giraldi, superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia Cosern. “A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclui no cálculo do reajuste tarifário um percentual relativo às perdas por fraude”, alerta.

Denúncias de fraudes de energia podem ser feitas de forma anônima e segura pelo telefone 116 da Neoenergia Cosern.

Foto: Divulgação / Neoenergia Cosern

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês