Proprietários dos veículos foram notificados e inquérito administrativo será instaurado
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra duas lanchas e uma moto aquática fazendo um “racha” em alta velocidade na beira-mar da praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte. As imagens foram registradas por um banhista na última sexta-feira (27.jan.2024).
De acordo com a Marinha, a atitude é ilegal. Em nota divulgada nesta segunda-feira (29.jan), a corporação informou que “tomou conhecimento da realização de manobras arriscadas envolvendo duas lanchas” e que, depois do acontecido, “uma equipe naval da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte foi até o local para que os proprietários dos veículos fossem notificados e prestassem os devidos esclarecimentos”.
A autoridade marítima ainda informou que um inquérito administrativo também será instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do caso.
As normas da Marinha para atividades de esporte e recreio determinam que as lanchas só podem navegar a partir de 200 metros da areia da praia e com uma velocidade compatível com a segurança de quem está navegando e dos banhistas que estiverem no mar.
O “racha” é uma prática perigosa que pode causar acidentes graves. Em 2022, um homem morreu após ser atingido por uma lancha que fazia um “racha” na praia de Boa Viagem, em Recife.
A Marinha pede que a população denuncie casos de infrações marítimas pelo telefone 185.
Foto: Reprodução
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.