Departamento altera fluxo de veículos na Zona Sul com objetivo de reduzir congestionamentos
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Norte (DNIT) iniciou a implantação de um novo acesso da via principal da BR-101 à marginal, na altura do Shopping Via Direta, no sentido Parnamirim – Natal. A medida teve início na sexta-feira (2.fev.2024) e visa reduzir os congestionamentos registrados nos horários de grande fluxo, nas proximidades do complexo viário do quarto centenário.
As obras no local acontecem das 9h às 16h e devem seguir até o final de fevereiro. Para abertura do novo acesso, foi feita a retirada da barreira de concreto (New Jersey) do trecho. O DNIT também anunciou o fechamento da agulha de acesso à via principal existente no local.
Cronograma das mudanças:
- Abertura da barreira divisora de pistas: Criada uma agulha de acesso à via marginal nas proximidades do shopping Via Direta.
- Avaliação de impactos no trânsito: Fechamento provisório da agulha de acesso à via principal, nas proximidades do shopping Via Direta (sinalização com cones).
- Avaliação de impactos no trânsito: Fechamento provisório da agulha de acesso à via marginal nas proximidades da passarela de Potilândia (sinalização com cones).
- Fechamento definitivo: Se forem constatados impactos positivos, o DNIT irá fechar definitivamente as agulhas de acesso à via principal e à via marginal nas proximidades do shopping Via Direta e da passarela de Potilândia, respectivamente.
O DNIT espera que a modificação no fluxo de veículos contribua para a redução dos congestionamentos na região, especialmente nos horários de pico. A autarquia também informa que irá monitorar o trânsito no local para avaliar a efetividade da medida e realizar ajustes, se necessário.
Impacto para os motoristas
Os motoristas que trafegam pela BR-101 no sentido Parnamirim – Natal devem ficar atentos às mudanças no fluxo de veículos. A sinalização no local foi reforçada para orientar os condutores.
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.