Força Nacional reforça buscas por detentos que escaparam da Penitenciária Federal
A Polícia Federal (PF) prendeu na quarta-feira (21.fev.2024) um homem suspeito de ajudar os dois detentos que escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró no dia 14 de fevereiro. O homem foi preso em casa, na localidade de Quixabeirinha, no bairro Aeroporto, em Mossoró.
Segundo os investigadores, o suspeito teria ido ao estado do Ceará, onde pegou um carro e o levou até Baraúna (RN). De lá, uma outra pessoa ainda não identificada teria levado o veículo até o local onde os investigadores acreditam que estavam os dois fugitivos: Deibson Nascimento e Rogério Mendonça.
Força Nacional
Na quinta-feira (23.fev), 100 agentes da Força Nacional chegaram à cidade para auxiliar na recaptura dos detentos. A força-tarefa trabalha com a hipótese de que os fugitivos ainda estejam em uma região próxima à unidade prisional.
Após ser preso por força de um mandado de prisão temporária expedido pela Justiça Federal, o homem foi levado para a sede da PF. Em seguida, foi encaminhado ao sistema prisional.
Na audiência de custódia realizada na manhã de sexta-feira (24), os fundamentos que motivaram a prisão foram reconhecidos e o suspeito teve a prisão preventiva decretada. Ele ficará preso inicialmente por cinco dias.
Perícia e buscas
O carro apreendido com o suspeito será periciado pela PF. As buscas pelos dois fugitivos continuam e mobilizam mais de 500 homens das forças policiais.
Dificuldades
As buscas se concentram em Mossoró e Baraúna, principalmente em áreas rurais e de mata. No entanto, as características da caatinga, como mata fechada, grutas, animais peçonhentos, forte insolação, calor e a época de chuvas na região, dificultam os trabalhos.
Reforço e desafios
A chegada da Força Nacional reforça as buscas, mas as condições climáticas e a natureza hostil da caatinga representam um desafio para as equipes. A captura dos detentos segue como prioridade das autoridades.
Foto: Divulgação/PRF
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.