Roubo de cabos deixa milhares sem energia no interior do RN

Roubo de cabos deixa milhares sem energia no interior do RN

Três crimes em menos de 72 horas afetam mais de 20 mil pessoas

A população da Costa Branca vive um clima de terror com a onda de furtos de cabos da rede elétrica. Em menos de 72 horas, três ações criminosas deixaram mais de 20 mil pessoas sem energia na região.

Nesta sexta-feira (1°.mar.2024), cerca de 2 mil pessoas na praia de Ponta do Mel ficaram sem energia após o furto de 800 metros de cabos na zona rural de Areia Branca. A previsão de normalização do fornecimento é para a manhã deste sábado (2.mar).

Na terça-feira (27.fev), 7.500 pessoas ficaram sem energia por dois minutos após o furto de 600 metros de cabos da linha de transmissão entre Macau e Guamaré. Uma geradora eólica também foi afetada e ainda está desconectada do sistema elétrico.

Na quarta-feira (28.fev), o crime atingiu 16 mil pessoas em Guamaré, com a subtração de 400 metros de cabos. O fornecimento ficou interrompido por quase 10 horas, afetando residências, hospitais, escolas, delegacias, abastecimento de água e internet.

Esforços para restabelecer o serviço

Desde quarta-feira (28), 42 profissionais e 11 veículos trabalham na reconstrução da linha de transmissão entre Macau e Guamaré. O trabalho é delicado e exige cuidados redobrados, pois vários trechos de acesso à linha estão alagados. A previsão de conclusão é para o final desta sexta-feira (1°).

Números alarmantes

De acordo com a Neoenergia Cosern, de 1º de janeiro a 28 de fevereiro de 2024, foram registrados 225 furtos de cabos e outros equipamentos da rede elétrica em todo o estado. O crime já deixou 430 mil potiguares sem energia por até cinco horas, em média. Em 2023, cerca de 800 mil pessoas foram afetadas.

Em 2023, os cabos furtados somaram 35 quilômetros, o equivalente ao trajeto entre Natal e Ceará-Mirim.

Denúncias

A população pode denunciar esse tipo de crime, de forma anônima e segura, à Polícia Militar, no telefone 190, e no 116 da Neoenergia Cosern. Por questão de segurança, nunca se aproxime da rede elétrica, principalmente se estiver danificada.

Foto: Divulgação / Neoenergia Cosern

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês