Pedro Velho tem terceira eleição para prefeito em menos de 4 anos

Pedro Velho tem terceira eleição para prefeito em menos de 4 anos

Município vive instabilidade política com sucessivas cassações de prefeitos desde 2020

A população de Pedro Velho, no Agreste do Rio Grande do Norte, vive um ciclo eleitoral atípico. Neste domingo (3.mar.2024), a cidade realiza a terceira eleição para prefeito em menos de quatro anos. A situação inédita é resultado de cassações de chapas vencedoras por abuso de poder político e econômico.

O candidato eleito neste domingo terá uma gestão tampão até o fim de 2024. Em outubro, novas eleições municipais serão realizadas em todo o Brasil, incluindo Pedro Velho, totalizando quatro eleições no município em um período de quatro anos.

Histórico de instabilidade

  • 2020: Derjelane Macedo (PSDB) e Inácio Costa (PSDB) foram eleitos, mas tiveram a chapa cassada em março de 2022 por abuso de poder político.
  • 2022: Edna Lemos (PSB) e Rejane Costa venceram a eleição suplementar em novembro, mas foram cassadas em setembro de 2023 por abuso de poder econômico. Edna também ficou inelegível por oito anos.
  • 2024: Francisco Gomes (Pros), presidente da Câmara Municipal, assumiu interinamente em setembro de 2023 e permanece até o dia 3 de março.

Candidatos

  • João Celso Targino (MDB) e Ananilda Barbosa (PSDB): pecuarista e ex-vereadora, respectivamente.
  • Júnior Balada (União Brasil) e Jader Marques (União Brasil): empresário e ex-secretário municipal, respectivamente.

Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês