Candidato obtém 66,72% dos votos em eleições suplementares neste domingo (3) e comandará o município até o fim de 2024
Júnior Balada, do União Brasil, foi eleito o novo prefeito de Pedro Velho, município da região Agreste do Rio Grande do Norte, com 66,72% dos votos válidos. A eleição suplementar, realizada neste domingo (3.mar.2024), foi a terceira para o cargo em menos de quatro anos, devido a casos de cassação registrados desde as eleições de 2020.
Balada disputou o pleito ao lado de João Celso Targino (MDB), que obteve 33,28% dos votos. A posse do novo prefeito está prevista para os próximos dias, e ele comandará o município até o fim de 2024, quando serão realizadas as próximas eleições municipais em todo o país.
Terceiro pleito em quatro anos
As eleições suplementares em Pedro Velho foram necessárias devido à cassação da chapa eleita em 2020, Edna Lemos e Rejane Costa, por abuso de poder político. Em 2022, um novo pleito foi realizado, elegendo Dejerlane Macedo e Inácio Rafael da Costa, mas a chapa também foi cassada por decisão judicial.
Confira o resultado das eleições suplementares:
Júnior Balada (União)
Votos percentuais: 66,72%
Votos absolutos: 5.240
João Celso Targino (MDB)
Votos percentuais: 33,28%
Votos absolutos: 2.614
Total de votos válidos: 7.854
Dados: Justiça Eleitoral
Eleições suplementares
As eleições suplementares são previstas no Código Eleitoral e realizadas quando há vacância nos cargos de prefeito, vice-prefeito, governador ou vice-governador. A Justiça Eleitoral é responsável por organizar e realizar esses pleitos, que geralmente são marcados para o primeiro domingo de cada mês.
Próximos passos
Após a posse de Júnior Balada, o novo prefeito terá a missão de administrar Pedro Velho até o fim de 2024.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.