Empresas de ônibus pedem medida para desafogar trânsito na zona Sul de Natal

Empresas de ônibus pedem medida para desafogar trânsito na zona Sul de Natal

Objetivo é reduzir congestionamentos e oferecer transporte público mais eficiente para a população

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de passageiros do Município do Natal (Seturn) está pleiteando junto à superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit-RN) a instalação de uma faixa exclusiva para serviços de transporte público de passageiros na BR 101, no trecho que vai do viaduto de acesso a Ponta Negra até o viaduto do Quarto Centenário. Essa medida visa combater os frequentes congestionamentos que têm prejudicado a mobilidade urbana na capital potiguar.

Com um volume de tráfego diário de 77 mil veículos em uma extensão de 2,4 km, sendo 1.394 ônibus que transportam mais de 90 mil passageiros por sentido, diariamente, distribuídos em 81 linhas regulares, a necessidade de uma faixa exclusiva se torna evidente, especialmente durante os horários de pico. A falta de uma faixa exclusiva tem dificultado a circulação dos ônibus nesse trecho, afetando diretamente o serviço de transporte público.

Além de beneficiar diretamente os usuários do transporte público, a implantação das faixas exclusivas permitirá a continuidade das vias exclusivas já existentes nas Avenidas Engenheiro Roberto Freire e Salgado Filho, tornando o transporte coletivo uma opção mais atrativa para a população da Grande Natal. Isso está em conformidade com a Lei n° 12.587/2012, que estabelece a prioridade do transporte coletivo sobre o individual na política de mobilidade urbana.

A introdução de faixas exclusivas não apenas agilizará o transporte público, atraindo mais passageiros e reduzindo o número de veículos nas ruas, mas também contribuirá para a redução da poluição e dos acidentes de trânsito. Especialistas concordam que priorizar o transporte público é fundamental para melhorar o fluxo do tráfego nas cidades, visto que ele responde por uma parcela significativa dos deslocamentos da população.

Além disso, as faixas exclusivas trarão uma série de benefícios adicionais para a mobilidade urbana, incluindo o aumento da velocidade operacional dos ônibus, a redução do tempo de viagem dos passageiros, a melhoria na fluidez do tráfego, a otimização da frota e o estímulo a formas mais sustentáveis de deslocamento. Portanto, a implantação dessas faixas não só é necessária para o bom funcionamento do transporte público em Natal, como também é fundamental para a melhoria da qualidade de vida na cidade.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

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