Ponte cai e grupo fica ilhado devido ao transbordamento de rios na região
A BR-304, principal via de ligação entre Natal e Mossoró, está totalmente interditada na altura de Lajes desde a tarde de domingo (31.mar.2024) após o rio Ponta de Serra transbordar devido às fortes chuvas que caíram na região. A interdição acontece entre os KM 204 e 206, nos dois sentidos, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Na manhã desta segunda-feira (1º.abr.2024), a situação se agravou com a queda de uma ponte no km 204, entre Lajes e Caiçara do Rio dos Ventos, devido ao rompimento de açudes na região. A PRF informa que a interdição segue sem previsão de liberação.
Rotas alternativas
A Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesed) divulgou as seguintes opções de rotas para quem trafega pelo local:
Oeste-Natal:
- 1ª rota: BR-304, acessa a RN-233 até chegar à BR-226, em Triunfo Potiguar, mantendo-se na BR-226 até Natal.
- 2ª rota: BR-110, passando por Upanema e Campo Grande para acessar a BR-226, chegando a Triunfo Potiguar e segue via Jucurutu, Currais Novos até Natal.
Assu/Vale do Açu-Natal:
Acesso via RN-233 para acessar a BR-226, até Triunfo Potiguar e segue pela rodovia federal até Natal.
Resgate de grupo ilhado
Um grupo de 9 crianças e adolescentes que observava a sangria dos açudes ficou ilhado na tarde de domingo (31) em uma formação rochosa no leito do rio Salgado, na área urbana de Lajes.
O Corpo de Bombeiros Militar com auxílio de quatro civis concluiu, às 22h30, o resgate do grupo. De acordo com a Sesed, todos passam bem e receberam atendimento médico.
Alerta de chuvas intensas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo de chuvas intensas para todas as regiões do Rio Grande do Norte neste domingo (31).
Outras interdições
Na BR 405, pelo km 86, em Apodi, também está ocorrendo a interdição de uma faixa, no sentido Apodi/Mossoró, devido a erosão na base da pista, em consequência do rompimento de um açude. O fluxo está mais lento no local, mas fluindo nos dois sentidos, informou a PRF.
Recomendações
A PRF orienta aos motoristas que evitem trafegar pelas áreas interditadas e que busquem rotas alternativas. A previsão do tempo para os próximos dias deve ser consultada antes de viajar.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.