Suspeito de ajudar fuga da Penitenciária Federal de Mossoró é preso em Fortaleza

Suspeito de ajudar fuga da Penitenciária Federal de Mossoró é preso em Fortaleza

Força Integrada de Combate ao Crime Organizado captura homem em pousada na Praia do Futuro

Um homem de 25 anos foi preso na última segunda-feira (1º.abr.2024) em uma pousada na Praia do Futuro, em Fortaleza, por supostamente ajudar na fuga dos dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A prisão foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará.

Segundo a polícia, o suspeito, natural de Baraúnas, RN, mantinha relações próximas com outro indivíduo preso no dia 8 de março. As investigações indicam que ambos faziam parte de uma rede de apoio ao crime organizada por uma facção ligada aos fugitivos.

Prisões anteriores e buscas pelos detentos

A última prisão relacionada à fuga aconteceu em 8 de março, com a captura de um homem de 31 anos em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela 8ª Vara Federal de Mossoró. Ele também é suspeito de integrar a facção criminosa.

Outras seis prisões já foram realizadas pela Polícia Federal: cinco em cumprimento a mandados e uma em flagrante.

Rogério Mendonça e Deibson Nascimento estão foragidos desde 14 de fevereiro, quando escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró através de um buraco atrás de uma luminária e cortando duas cercas de arame. A fuga foi a primeira na história do sistema penitenciário federal brasileiro desde sua criação em 2006.

As buscas pelos foragidos envolveram mais de 500 homens, incluindo a Força Nacional e equipes de elite da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, além de helicópteros, drones, cães farejadores e outros equipamentos tecnológicos. As operações se concentraram nas áreas rurais de Mossoró e Baraúna, cidades próximas à divisa com o Ceará.

Durante a fuga, Mendonça e Nascimento invadiram três casas e fizeram uma família refém. Segundo a investigação da Polícia Federal, uma facção criminosa teria pago R$ 5 mil ao dono de uma fazenda que auxiliou na fuga, permitindo que eles se escondessem em sua propriedade.

Foto: Jamile Ferraris / MJSP

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado