Rafael Motta deixa PSB e ingressa no Avante para disputar Prefeitura de Natal

Rafael Motta deixa PSB e ingressa no Avante para disputar Prefeitura de Natal

Pressão do PT junto à direção nacional do PSB força mudança de partido do ex-deputado para viabilizar candidatura

O ex-deputado federal Rafael Motta anunciou, nesta quinta-feira (4.abr.2024), sua desfiliação do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e sua entrada no Avante visando sua pré-candidatura à Prefeitura de Natal nas eleições de outubro deste ano. A decisão foi tomada após pressão do Partido dos Trabalhadores (PT) junto à direção nacional do PSB, que o levou a buscar um novo caminho político.

Motta confirmou ter conversado com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, na tarde de quinta-feira (4), porém, não encontrou garantias de autonomia política para decidir o destino do partido em Natal. Em suas palavras, “Por insegurança decisória para as eleições de 2024, encerro o meu ciclo no Partido Socialista Brasileiro (PSB)”. Ele agradeceu à sigla pelos anos de convivência e companheirismo.

O ex-deputado ressaltou que sua decisão foi pautada pela busca de coragem, respeito e liberdade, valores que considera fundamentais em sua trajetória política iniciada em 2012, quando foi eleito vereador em Natal. Além disso, destacou sua experiência em 2022, quando disputou o Senado, obtendo expressivo apoio popular.

A filiação de Rafael Motta ao Avante ocorrerá de forma online, através do sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele afirmou ter recebido total autonomia do presidente nacional do Avante, Luís Tibé, e do presidente estadual, Jorge do Rosário, para construir seu projeto político para Natal.

Sobre seus aliados políticos do ex-partido e possíveis pré-candidatos a vereador, Motta assegurou que estão cientes da mudança e que o diálogo está em curso. O prazo legal da legislação eleitoral será respeitado para finalização das negociações.

Em Natal, o Avante é liderado pelo empresário Eduardo Campos, que já vinha estruturando o partido visando a eleição de pelo menos três vereadores. Rafael Motta, que fazia parte da Executiva Nacional do PSB, tinha uma viagem prevista a Brasília para o dia 11, quando o partido discutiria questões relacionadas às eleições municipais em todo o país.

Foto: Sérgio Francês/PSB/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar