Ziraldo morre aos 91 anos

Ziraldo morre aos 91 anos

O cartunista, chargista e escritor deixa um legado de humor, crítica social e literatura infanto-juvenil

Ziraldo Alves Pinto, o criador de personagens icônicos como o Menino Maluquinho e a Turma do Pererê, faleceu neste sábado (6.abr.2024) aos 91 anos em sua casa no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada.

Ziraldo era um artista multifacetado. Começou sua carreira nos anos 1950 como cartunista e chargista, publicando em diversos jornais e revistas, como “A Folha de Minas”, “O Cruzeiro” e “Jornal do Brasil”. Seus trabalhos eram marcados pelo humor ácido e pela crítica social, especialmente durante a ditadura militar.

Um ícone da literatura infanto-juvenil

Na década de 1970, Ziraldo se dedicou à literatura infanto-juvenil, publicando livros que marcaram gerações de leitores brasileiros. “Flicts” (1969) e “O Menino Maluquinho” (1980) são alguns de seus maiores sucessos.

“O Menino Maluquinho”, em particular, é considerado um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro, com mais de 3 milhões de exemplares vendidos. O livro conta as aventuras de um menino travesso e cheio de imaginação, que conquista o coração dos leitores com sua alegria e irreverência.

Um legado inestimável

Ziraldo deixa um legado inestimável para a cultura brasileira. Seus trabalhos marcaram a história do humor, da crítica social e da literatura infanto-juvenil. Sua criatividade, seu humor e sua capacidade de encantar crianças e adultos continuarão a inspirar pessoas por muitas gerações.

Foto: Bienal Internacional do Livro de São Paulo/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar