Consórcio DTA-AJM apresentou proposta mais vantajosa e deverá iniciar obras em até 90 dias
A empresa DTA Engenharia, em conjunto com a AJM Construções, foi a vencedora da licitação aberta pela Prefeitura de Natal para o projeto de alargamento da praia de Ponta Negra. A empresa, sediada em São Paulo, já possui experiência em obras similares, como o alargamento da praia central de Balneário Camboriú e a dragagem de aprofundamento do Porto de Santos.
O consórcio vencedor apresentou a proposta mais econômica entre os três participantes, no valor de R$ 73,7 milhões. As obras, que serão iniciadas em até 90 dias, preveem a execução de drenagem e aterro hidráulico para a criação de uma nova faixa de areia na praia de Ponta Negra, além da complementação do calçadão da orla, interligando-o à Via Costeira. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em mais 90 dias.
Detalhes da obra e preocupações
O projeto prevê a utilização de 1,1 milhão de metros cúbicos de areia, provenientes de um banco de areia localizado próximo à costa. A nova faixa de areia terá entre 50 e 100 metros de largura, variando de acordo com a maré.
A prefeitura de Natal espera que o alargamento da praia contribua para o combate à erosão do Morro do Careca, um dos principais cartões postais da cidade. No entanto, o projeto gera apreensão entre os pescadores que atuam na região, que temem impactos sociais e ambientais durante e após as obras.
Foto: Rosanetur/Visualhunt
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.