Ex-deputado Betinho Rosado morre aos 75 anos em Mossoró

Ex-deputado Betinho Rosado morre aos 75 anos em Mossoró

Político mossoroense deixa legado marcado por trajetória na agricultura e na política do RN

O ex-deputado federal Carlos Alberto de Sousa Rosado, mais conhecido como Betinho Rosado, faleceu na madrugada desta sexta-feira (12.abr.2024), aos 75 anos. A informação foi confirmada pelo filho, Beto Rosado, em publicação nas redes sociais. Betinho encontrava-se hospitalizado na UTI do Hospital Wilson Rosado desde o início de abril, após sofrer um AVC que debilitou sua saúde de forma irreversível.

Betinho Rosado era agrônomo, economista e professor da antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró (Esam), instituição que posteriormente se tornou a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). Sua entrada na política se deu seguindo os passos do pai, Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia, que foi prefeito de Mossoró e governador do Rio Grande do Norte.

Na esfera política, Betinho Rosado atuou como secretário de Trabalho e Ação Social do Rio Grande do Norte entre 1991 e 1994, durante o governo de José Agripino Maia. Em 1994, foi eleito deputado federal pelo PFL, sendo reeleito em 1998, 2002 e 2006. Em 2010, foi novamente eleito, desta vez pelo DEM.

Ao longo de seu mandato como deputado federal, Betinho Rosado se licenciou diversas vezes para assumir cargos no Poder Executivo do estado, como secretário da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia; secretário de Educação; e secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte.

Em sinal de luto pelo falecimento do ex-deputado, a Prefeitura de Mossoró decretou luto oficial de três dias.

Foto: Sidney Lins Jr./Agência Liderança/Deputados do DEM/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar