Vacinação contra dengue é ampliada para faixa etária entre 4 e 59 Anos

Vacinação contra dengue é ampliada para faixa etária entre 4 e 59 Anos

Estratégia visa evitar perda de doses com validade até abril de 2024

A Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou temporariamente a faixa etária para vacinação contra a dengue na capital potiguar. A partir desta quinta-feira (18.abr.2024), pessoas com idade entre 4 e 59 anos podem se vacinar contra a doença. A medida visa evitar a perda de doses do imunizante Qdenga (TAK-003), cujo prazo de validade se expira em 30 de abril de 2024.

Natal recebeu 18.806 doses da vacina Qdenga no primeiro lote, com validade até o final do mês. Até o dia 17 de abril, apenas 10.207 doses foram aplicadas no público-alvo inicial, entre 10 e 14 anos, o que representa cerca de 21,93% da população nessa faixa etária.

“A ampliação da faixa etária é temporária e vai durar enquanto houver estoque de doses nas unidades de saúde. É importante ressaltar que essa medida visa evitar o desperdício de vacinas”, explica Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI) da SMS.

Orientações do Ministério da Saúde e Governo do RN

A ampliação da faixa etária em Natal segue a orientação do Ministério da Saúde, que, nesta quinta-feira (18), recomendou aos municípios potiguares a vacinação contra a dengue para pessoas entre 6 e 16 anos. Essa faixa etária foi adotada por outras cidades do estado, como Mossoró e Parnamirim.

Como se vacinar em Natal

A vacinação contra a dengue em Natal está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. O esquema vacinal é composto por duas doses do imunizante Qdenga, com intervalo de três meses entre elas.

Quem pode se vacinar?

  • Pessoas com idade entre 4 e 59 anos 11 meses e 29 dias de idade;

Quem Não Pode se Vacinar?

  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Menores de 4 anos;
  • Maiores de 60 anos;
  • Imunossuprimidos.

Documentos Necessários para Vacinação:

  • Documento de identificação pessoal;
  • Cartão de vacinação;
  • Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável maior de idade;
  • Comprovante de residência em Natal.

A vacina contra a dengue é segura e eficaz na prevenção da doença.

A dengue é uma doença grave que pode levar à morte.

É importante tomar medidas para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar