Priorização do Câncer no país e a implementação da nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no SUS são temas da 3ª Edição Especial Global Fórum

Priorização do Câncer no país e a implementação da nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no SUS são temas da 3ª Edição Especial Global Fórum

Encontro em Brasília contará com a participação de representantes dos centros e unidades de alta complexidade em oncologia, do Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde, pacientes oncológicos, assim como, representante do CONASEMS, sociedades de especialidades e profissionais de diversos setores da oncologia no país.

Nos dias 24 e 25 de abril de 2024 (quarta e quinta-feira), o Instituto Lado a Lado pela Vida, única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade – o câncer e as doenças cardiovasculares –, promoverá a 3ª Edição Especial Global Fórum. O encontro será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF).

O evento contará com diversos painéis de debate que passarão por todos os pontos contemplados na nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) e o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer no âmbito do Sistema Único de Saúde (Lei N° 14.758/2023) com o objetivo de trazer luz aos desafios enfrentados diariamente pelos centros e unidades de assistência especializada e por todos os pacientes que buscam o tratamento do câncer.

“Hoje o Sistema Único de Saúde em sua grandiosidade consegue dar as respostas necessárias para os pacientes com câncer até certo ponto da jornada, a partir daí, o paciente fica sozinho esperando resoluções que muitas vezes não chegam ou chegam com muito atraso o que implica seriamente no desfecho do tratamento”, ressalta Marlene Oliveira, fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida.

Os números do câncer no país assustam, sendo cerca de 704 mil novos casos anuais estimados para o triênio 2023 a 2025, segundo o Instituto Nacional do Câncer, além dos pacientes que já estão em tratamento. Por esse motivo e por ter a causa do câncer desde 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida abraçou a oportunidade da criação de uma nova política nacional do câncer e atuou de forma intensa em todas as fases, desde a contribuição para o texto da nova lei, passando por todas as etapas da sua aprovação em 2023 e agora, se dedicando a sua implementação.

Dados reais sobre como o câncer vem sendo tratado no Brasil são fundamentais em um momento em que se discute como implementar uma nova política que tem como objetivo ser estruturante e organizar a oncologia no país. Por esse motivo e para traçar os cenários vivenciados em cada região, o Instituto Lado a Lado pela Vida realizou durante o ano de 2023, uma pesquisa intitulada “O câncer no Brasil, a realidade paciente”, onde visitou os centros e unidades de alta complexidade em oncologia (CACONS E UNACONS) espalhados em todo o país, justamente para trazer a realidade da ponta, ou seja, onde o tratamento do câncer acontece.

“O que constatamos, agora com uma pesquisa real, é a total disparidade de processos, os enormes vazios assistenciais, a falta de profissionais, assim como, de capacitação, as dificuldades díspares e as angústias vivenciadas por esses centros e unidades que precisam atender e dar as respostas que os pacientes precisam em toda a sua jornada de tratamento”, enfatiza Marlene Oliveira.

“A PNPCC visa garantir a integralidade da assistência ao paciente com câncer ao promover o acesso adequado ao cuidado da saúde, desde a prevenção até a reabilitação, passando pelo diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos. Já a Edição Especial Global Forum objetiva em seus dois dias de discussão e interação, conectar importantes lideranças da oncologia no país para a necessidade de se priorizar o câncer e trabalhar para que os desafios da implementação sejam discutidos e caminhos viáveis sejam adotados para que tenhamos uma lei que funcione na prática e não apenas no papel”, finaliza Marlene Oliveira.

As inscrições para a Edição Especial Global Fórum são gratuitas e podem ser realizadas de forma online até o dia 23 de abril pelo site: https://especial2024.globalforumsaude.com.br/globalforumespecial2024 ou presencialmente, nos dias 24 e 25 de abril, no local do evento.

SERVIÇO

3ª Edição Especial Global Fórum
Data: 24 e 25 de abril de 2024
Hora: quarta-feira (24/abr), das 8h às 17h15, e quinta-feira (25/abr), das 8h às 16h45
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil, St. de Clubes Esportivos Sul, tr. 2, lt. 50, cj. 63 (Asa Sul) – Brasília/DF
Mais informações: https://especial2024.globalforumsaude.com.br/globalforumespecial2024

Sobre o Instituto Lado a Lado Pela Vida

Fundado em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade – o câncer e as doenças cardiovasculares – além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é disseminar conhecimento, sensibilizar e engajar a sociedade, gestores e profissionais da saúde e atuar como agente influenciador nas políticas públicas sobre as doenças crônicas como o câncer, as doenças cardiovasculares e a saúde do homem. Contribuir para ampliar o acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação, representando em todas as esferas o paciente em sua jornada.

Além de ter criado o Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto; Siga seu Coração; Mulher Por Inteiro; Câncer por HPV: o Brasil pode ficar sem e Eu e Você contra o Câncer. A organização é a única representante na América Latina no Comitê de Advocacy da World Heart Federation. Sobre o Instituto: https://ladoaladopelavida.org.br/

Foto: Ave Calvar Martinez/Pexels

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN Festival Vem Verão 2024 começa hoje em Natal Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado
Pular para o conteúdo