Avanços e desafios da Implementação da Política Nacional do Câncer são discutidos no Global Fórum

Avanços e desafios da Implementação da Política Nacional do Câncer são discutidos no Global Fórum

Um dos principais obstáculos discutidos durante o evento é a jornada dos pacientes oncológicos

A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), aprovada no final de 2023, está começando a ser implementada com o apoio de representantes da área oncológica no Brasil, que se reuniram no 3º Fórum Global Especial. Organizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, o evento ocorre em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, de quarta-feira (24.abr.2024) até amanhã, quinta-feira (25.abr).

Marlene Oliveira, presidente do Instituto, ressalta a importância da nova política e o papel crucial que desempenharam na sua elaboração, destacando a necessidade de transformar as diretrizes em ações concretas para beneficiar os pacientes com câncer.

O ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, reconhece os desafios enfrentados na implementação da PNPCC, enfatizando a necessidade de esforços conjuntos para garantir sua eficácia em um país tão diverso como o Brasil.

Um dos principais obstáculos discutidos durante o evento é a jornada dos pacientes oncológicos, com especialistas e o presidente da Frente Parlamentar do Enfrentamento ao Câncer, Eduardo Pedrosa, concordando que a implementação da PNPCC é crucial para garantir um tratamento adequado e justo para todos os pacientes.

Roberto de Almeida Gil, diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (INCA), destaca a importância da nova política na redução da incidência e mortalidade do câncer, ressaltando a capacidade do país de superar divergências e trabalhar em conjunto para promover um impacto positivo na saúde da população.

Foto: Heloísa Lemos/POR DENTRO DO RN

A jornalista Heloísa Lemos, do POR DENTRO DO RN, viajou a Brasília (DF) a convite do Global Forum 2024 para a cobertura do evento

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon
Pular para o conteúdo