Avanços e desafios da Implementação da Política Nacional do Câncer são discutidos no Global Fórum

Avanços e desafios da Implementação da Política Nacional do Câncer são discutidos no Global Fórum

Um dos principais obstáculos discutidos durante o evento é a jornada dos pacientes oncológicos

A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), aprovada no final de 2023, está começando a ser implementada com o apoio de representantes da área oncológica no Brasil, que se reuniram no 3º Fórum Global Especial. Organizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, o evento ocorre em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, de quarta-feira (24.abr.2024) até amanhã, quinta-feira (25.abr).

Marlene Oliveira, presidente do Instituto, ressalta a importância da nova política e o papel crucial que desempenharam na sua elaboração, destacando a necessidade de transformar as diretrizes em ações concretas para beneficiar os pacientes com câncer.

O ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, reconhece os desafios enfrentados na implementação da PNPCC, enfatizando a necessidade de esforços conjuntos para garantir sua eficácia em um país tão diverso como o Brasil.

Um dos principais obstáculos discutidos durante o evento é a jornada dos pacientes oncológicos, com especialistas e o presidente da Frente Parlamentar do Enfrentamento ao Câncer, Eduardo Pedrosa, concordando que a implementação da PNPCC é crucial para garantir um tratamento adequado e justo para todos os pacientes.

Roberto de Almeida Gil, diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (INCA), destaca a importância da nova política na redução da incidência e mortalidade do câncer, ressaltando a capacidade do país de superar divergências e trabalhar em conjunto para promover um impacto positivo na saúde da população.

Foto: Heloísa Lemos/POR DENTRO DO RN

A jornalista Heloísa Lemos, do POR DENTRO DO RN, viajou a Brasília (DF) a convite do Global Forum 2024 para a cobertura do evento

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN Festival Vem Verão 2024 começa hoje em Natal Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado
Pular para o conteúdo