Seturn propõe faixa exclusiva para ônibus na Av. Felizardo Moura

Seturn propõe faixa exclusiva para ônibus na Av. Felizardo Moura

Medida visa solucionar retenção e garantir fluidez no tráfego durante horários de pico

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) está solicitando à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) a implementação de uma faixa exclusiva para o transporte coletivo no acesso à Ponte de Igapó, no sentido Quintas/Zona Norte, das 16h às 18h30, em dias úteis.

A medida visa reduzir o congestionamento no local, que tem se intensificado nos últimos meses, principalmente no horário de pico, causando transtornos aos usuários do transporte público.

Aumento da demanda e lentidão no retorno para casa

Desde janeiro deste ano, a Ponte de Igapó está com o sentido Zona Norte/Centro interditado para veículos particulares das 6h às 8h, de segunda a sexta-feira, para obras de restauração. Essa medida resultou em um aumento significativo no fluxo de veículos no sentido Quintas/Zona Norte, especialmente no final da tarde, quando os trabalhadores e estudantes retornam para casa.

De acordo com o Seturn, a retenção dos ônibus no acesso à ponte tem causado atrasos consideráveis nas viagens, impactando diretamente a qualidade de vida dos usuários. “Em média, são transportados 105 mil passageiros nas 33 linhas que trafegam pela ponte de Igapó”, explica Nilson Queiroga, consultor técnico do Seturn.

“Com a interdição no sentido Zona Norte/Centro, as pessoas estão chegando nos horários programados em seus trabalhos e locais de estudo, mas retornam para casa com longos atrasos devido à retenção dos ônibus”, complementa.

Faixa exclusiva como solução para a fluidez do transporte público

Com base na Lei Federal 12.587/12, que estabelece a prioridade do transporte coletivo sobre o transporte individual e de carga, o Seturn defende a implementação de uma faixa exclusiva para ônibus no sentido Quintas/Zona Norte, das 16h às 18h30. A medida, segundo o sindicato, contribuiria para a fluidez do trânsito na região, reduzindo os tempos de espera dos usuários e garantindo maior pontualidade nas viagens.

Benefícios para a população natalense

A iniciativa, além de beneficiar diretamente os 105 mil usuários das 33 linhas de ônibus que trafegam pela Ponte de Igapó, também contribuiria para a melhoria da mobilidade urbana na região, reduzindo o congestionamento e estimulando o uso do transporte público.

Sinalização e viabilidade da medida

O Seturn já solicitou à STTU a sinalização vertical para a faixa exclusiva, que seria afixada na Avenida Felizardo Moura, no sentido Quintas/Zona Norte, no horário das 16h às 18h30. A medida, considerada emergencial pelo sindicato, visa amenizar os impactos do congestionamento no local e garantir o direito à mobilidade urbana dos cidadãos natalenses.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN Festival Vem Verão 2024 começa hoje em Natal Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024
Pular para o conteúdo