Espécie Tursiops truncatus é recolhida em estado avançado de decomposição
Um golfinho em estado avançado de decomposição foi descoberto sem vida durante a manhã de domingo (28.abr.2024) na Praia de Camurupim, situada na cidade de Nísia Floresta, região metropolitana de Natal. O coordenador da Defesa Civil local, Bismarck Sátiro, confirmou o recolhimento da carcaça do animal.
De acordo com o Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM), em colaboração com o Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o golfinho media aproximadamente 2,80 metros de comprimento e encontrava-se em estado de decomposição avançado.
Embora não tenha exibido evidências de interação com equipamentos de pesca ou lesões perfurantes, as características faciais sugerem um possível impacto que pode ter levado à morte do animal. Amostras de pele e dentes foram coletadas para análises laboratoriais subsequentes, juntamente com medições biométricas.
A remoção da carcaça contou com o apoio de Bismarck Sátiro, que mobilizou uma retroescavadeira para transferir o corpo do mamífero para um local mais distante dos restaurantes próximos à área de encalhe. O golfinho, pertencente à espécie Tursiops truncatus, mais conhecida como golfinho-nariz-de-garrafa, foi alvo de procedimentos para aprofundar a investigação sobre as possíveis causas de seu falecimento.
Foto: Defesa Civil de Nísia Floresta
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.