Hemocentro enfrenta níveis críticos de estoque, comprometendo fornecimento para hospitais
O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Norte enfrenta uma crise nos estoques de sangue, com níveis críticos que estão dificultando o fornecimento de sangue e hemocomponentes para a rede hospitalar. No momento, o Hemonorte conta apenas com pouco mais de 200 unidades em estoque, um número significativamente abaixo do necessário, levando à convocação urgente da população para doações.
O sangue é um recurso vital e insubstituível, tornando a doação voluntária uma ação fundamental. Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, com mais de 50 quilos e que preencha os critérios de saúde, pode doar sangue. É necessário não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tomado a vacina contra a gripe nas últimas 48 horas e não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem realizar a doação acompanhados por um responsável legal. Os intervalos entre as doações são de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres, com um máximo de quatro doações por ano para homens e três para mulheres.
O Hemocentro do RN desempenha um papel crucial na distribuição de sangue e hemoderivados para todos os hospitais públicos, além dos leitos dos planos de saúde cadastrados na região.
As doações podem ser feitas diretamente no Hemonorte, localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, ou no Espaço Hemonorte no Partage Norte Shopping. Para agendar sua doação, basta entrar em contato pelo telefone 3232-6733 ou acessar o site www.hemonorte.rn.gov.br/.
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.