Deputada federal Amália Barros morre aos 34 anos

Deputada federal Amália Barros morre aos 34 anos

Parlamentar do PL-MT não resistiu a complicações após cirurgias no pâncreas e no fígado

A deputada federal Amália Barros (PL-MT) faleceu na madrugada deste domingo (12.mai.2024), no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde estava internada desde o dia 1º de maio. A parlamentar, eleita em 2022 com mais de 70 mil votos, havia passado por uma cirurgia para retirada de um nódulo no pâncreas. No sábado (11.mai), ela precisou se submeter a outra operação para tratar complicações no fígado, porém, não resistiu.

Com uma trajetória marcada por sua atuação política e por superações pessoais, a jornalista Amália Barros estava em seu primeiro mandato no Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados, integrou importantes comissões, como a de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação. Além disso, ocupava a vice-presidência nacional do PL Mulher.

Amália enfrentou desafios desde cedo, perdendo a visão do olho esquerdo aos 20 anos de idade devido a uma toxoplasmose. Em 2016, precisou retirar o olho afetado e passou a utilizar uma prótese ocular, sem deixar que isso a impedisse de prosseguir com sua carreira e sua vida pública.

Conhecida também por sua relação próxima com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Amália Barros teve um episódio marcante em um evento partidário na Paraíba, em 2023. Na ocasião, Michelle pediu que a deputada retirasse a prótese, expressando seu apreço por vê-la sem o equipamento. Amália, posteriormente, comentou o ocorrido, demonstrando não ter se sentido ofendida e reforçando que a ausência da prótese não a constrangia.

Nas redes sociais, Michelle Bolsonaro prestou homenagem à amiga com uma foto e palavras de carinho, destacando a importância de Amália em sua vida e expressando seus sentimentos de pesar pela perda.

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo