Deputada federal Amália Barros morre aos 34 anos

Deputada federal Amália Barros morre aos 34 anos

Parlamentar do PL-MT não resistiu a complicações após cirurgias no pâncreas e no fígado

A deputada federal Amália Barros (PL-MT) faleceu na madrugada deste domingo (12.mai.2024), no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde estava internada desde o dia 1º de maio. A parlamentar, eleita em 2022 com mais de 70 mil votos, havia passado por uma cirurgia para retirada de um nódulo no pâncreas. No sábado (11.mai), ela precisou se submeter a outra operação para tratar complicações no fígado, porém, não resistiu.

Com uma trajetória marcada por sua atuação política e por superações pessoais, a jornalista Amália Barros estava em seu primeiro mandato no Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados, integrou importantes comissões, como a de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação. Além disso, ocupava a vice-presidência nacional do PL Mulher.

Amália enfrentou desafios desde cedo, perdendo a visão do olho esquerdo aos 20 anos de idade devido a uma toxoplasmose. Em 2016, precisou retirar o olho afetado e passou a utilizar uma prótese ocular, sem deixar que isso a impedisse de prosseguir com sua carreira e sua vida pública.

Conhecida também por sua relação próxima com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Amália Barros teve um episódio marcante em um evento partidário na Paraíba, em 2023. Na ocasião, Michelle pediu que a deputada retirasse a prótese, expressando seu apreço por vê-la sem o equipamento. Amália, posteriormente, comentou o ocorrido, demonstrando não ter se sentido ofendida e reforçando que a ausência da prótese não a constrangia.

Nas redes sociais, Michelle Bolsonaro prestou homenagem à amiga com uma foto e palavras de carinho, destacando a importância de Amália em sua vida e expressando seus sentimentos de pesar pela perda.

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal