Clubes gaúchos buscam solução para situação provocada pelas chuvas
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, neste domingo (12.mai.2024), uma reunião extraordinária do conselho técnico do Brasileirão visando resolver questões urgentes, incluindo a situação dos clubes gaúchos na competição. Devido às fortes chuvas e enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, os jogos das equipes da região foram adiados até o dia 27 de maio, data em que está agendado o encontro convocado pela entidade máxima do futebol brasileiro.
Em comunicado à imprensa, a CBF confirmou a participação dos presidentes de todas as 20 agremiações que disputam a atual edição do campeonato.
A reunião tem como objetivo deliberar sobre “aspectos técnicos das competições, bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas relacionadas ao acesso às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes, além de assuntos referentes a direitos de transmissão e patrocínios”.
Apesar de priorizar a situação dos clubes gaúchos na pauta do encontro, a nota da CBF não menciona qualquer possibilidade de paralisação total do campeonato. Diante da gravidade da situação no Rio Grande do Sul, equipes como Internacional, Grêmio e Juventude estão pressionando a entidade para suspender todos os jogos do torneio. Contudo, essa medida enfrenta resistência de algumas equipes da Série A.
“A entidade adiou todas as partidas envolvendo equipes gaúchas nas competições nacionais (Brasileiro Séries A, C e D, Copa do Brasil, Feminino A1, A2 e A3, e categorias de base) como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 deste mês, data da reunião extraordinária”, reafirmou a CBF em nota divulgada em suas redes sociais em 6 de maio.
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.