Presidente do Irã morre em acidente de helicóptero

Presidente do Irã morre em acidente de helicóptero

Tragédia abala o Irã: presidente e chanceler falecem em queda de aeronave

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu em um acidente de helicóptero na floresta Dizmar, perto da cidade de Varzaghan, no domingo (19.mai.2024). Além de Raisi, o chanceler iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, e outros passageiros da aeronave também morreram no acidente, conforme noticiado pela agência estatal iraniana IRNA.

Equipes de resgate localizaram o helicóptero na madrugada desta segunda-feira (20.mai) e imagens de destroços em chamas foram transmitidas pelos canais de televisão iranianos. Os corpos das vítimas foram resgatados e as operações de busca foram oficialmente encerradas.

De acordo com a legislação iraniana, a morte do presidente implica que o vice-presidente, Mohammad Mokhber, assuma o cargo interinamente e uma nova eleição presidencial deve ser realizada em até seis meses.

Raisi estava no Azerbaijão no domingo, onde participou da inauguração de uma represa com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev. A tragédia ocorreu na manhã do domingo, sob condições climáticas adversas, incluindo chuva intensa e neblina, o que dificultou as operações de resgate. A busca pelo helicóptero levou cerca de 12 horas, sendo o local do acidente identificado por um drone turco que detectou uma fonte de calor suspeita.

Quem foi Ebrahim Raisi

Ebrahim Raisi foi eleito presidente do Irã em junho de 2021 e era conhecido por seu perfil ultraconservador. Ele contava com o apoio do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, e teve um encontro bilateral com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em outubro de 2023, durante a cúpula dos BRICS.

Foto: 15th BRICS SUMMIT/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal