DNIT assina contrato para construção da ponte na BR-304 em Lajes e prevê entrega em 10 meses

DNIT assina contrato para construção da ponte na BR-304 em Lajes e prevê entrega em 10 meses

Departamento e empresa responsável assinam contrato emergencial; estrutura antiga caiu após enxurrada

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a empresa responsável pela execução da obra assinaram, nesta terça-feira (29.mai.2024), um contrato emergencial para a construção de uma nova ponte na BR-304, na cidade de Lajes, no interior Rio Grande do Norte.

A antiga ponte sobre o rio Ponta da Serra colapsou em 31 de março devido a uma forte enxurrada, deixando o trecho completamente interditado até a liberação de um desvio provisório em 20 de maio.

Segundo o Dnit, a nova ponte terá um custo aproximado de R$ 14,4 milhões e a previsão é que a construção dure cerca de 10 meses. O projeto inclui a elaboração dos projetos executivos de engenharia, que serão seguidos pela construção propriamente dita da nova travessia. A nova ponte será erguida no mesmo local da estrutura anterior, no km 203,5 da BR-304.

Desvio provisório

Enquanto a obra principal não é concluída, o tráfego será desviado por uma pista provisória construída ao lado da principal. Esta pista de 500 metros de extensão e 10,5 metros de largura possui revestimento de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e está devidamente sinalizada.

A construção do desvio levou 50 dias e sofreu atrasos devido às chuvas intensas na região. Durante o período de interdição total, motoristas utilizaram um desvio improvisado dentro de fazendas locais, onde fazendeiros cobravam até R$ 30 por veículo, ou optavam por estradas alternativas que aumentavam significativamente o tempo de viagem entre as regiões Leste e Oeste do RN.

Impacto da nova ponte

A nova ponte na BR-304 é crucial para a infraestrutura e mobilidade da região, assegurando uma passagem segura e eficiente para motoristas e transportes de carga. Com a conclusão prevista dentro de 10 meses, a expectativa é que o tráfego volte à normalidade, facilitando o fluxo entre diferentes partes do estado e contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

Foto: Divulgação/DNIT

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo